Como criar uma viagem fake nas redes sociais?
- sitebulhufas
- 27 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Acompanhe os bastidores de uma viagem falsa para a Argentina
Por Julia Gomes Carneiro, Melissa Aoki, Pedro Trajano e Saulo César
O uso das redes sociais tem sido cada vez maior e se encaixado em nossas rotinas. Porém, elas são uma ambiguidade, pois ao mesmo tempo que conectam as pessoas, também podem criar uma realidade falsa, na qual é possível ter uma vida perfeita e fazer a viagem dos sonhos.
Pensando nisso, nossa equipe decidiu criar a narrativa de uma viagem — falsa — para Bueno Aires, na Argentina. Vem acompanhar os bastidores dessa aventura!
O primeiro passo foi se cadastrar no Instagram com uma conta que parecesse verossímil à realidade. @sauloctafa foi o arroba utilizado para o nosso repórter Saulo Tafarelo.
Em seguida, postamos uma foto dos arquivos pessoais de Saulo para dar o tom de que o perfil era verdadeiro e que dialogava com as redes. Na foto em questão, ele está deitado no gramado de um parque enquanto faz uma selfie.
Logo em seguida, começamos os preparativos para a viagem fake do repórter. Andando pela região da Bela Vista e de Cerqueira César, tiramos fotos de detalhes que não chamassem tanta a atenção reconhecível da vizinhança. Com passaporte em mão, mala no colo e uma foto em direção ao chão e uma tag de localização no Aeroporto de Guarulhos, nosso repórter estava pronto para "embarcar".

Pelas horas seguintes, como se tivéssemos calculado o tempo de viagem e chegada do repórter à Argentina, colocamos outras fotos, como uma dele chegando no hotel outras do repórter se alimentando com comidas típicas do local, como a famosa empanada e um alfajor da marca Havana.


Com filtros de localização na publicação, as fotos foram postadas como se Saulo Tafarelo estivesse realmente em alguns pontos de Buenos Aires.

Andamos pelas ruas da Bela Vista em São Paulo e logo nos deparamos com um grande portão de toques europeus, perfeito para a criação de uma atmosfera europeia que Buenos Aires carrega. Como se estivesse andando pelas ruas da cidade, o repórter até colocou legendas inspiradas:

Outro destaque foi a foto com Mafalda, personagem de quadrinhos argentinos muito famosa mundialmente, que foi "tirada" em um dos parques da cidade argentina.

Além disso, pelos stories, fazíamos perguntas de que pontos turísticos visitar na cidade, e várias foram as respostas em inglês de usuários muitas vezes fake ou tidos como bots. Também sempre colocávamos hashtags genéricas nas legendas das fotos para alavancar a publicação mundo afora. #Happy #Travel #Argentina #BuenosAires eram as tags mais comuns.
Na hora de ir "embora", gravamos um boomerang como se nosso repórter estivesse triste e ainda postamos uma legenda sobre a experiência da viagem. A foto foi tirada na frente de um prédio envidraçado que lembra, em partes, a fachada de um aeroporto.

Comments