top of page

7 looks icônicos e polêmicos em tapetes vermelhos

  • Foto do escritor: sitebulhufas
    sitebulhufas
  • 15 de nov. de 2019
  • 5 min de leitura

Atualizado: 26 de nov. de 2019

As celebridades que pensaram "Se não for para causar, eu nem vou" antes de uma premiação

Por Julia Gomes Carneiro e Pedro Trajano


As premiações tanto musicais como cinematográficas são eventos importantes no cenário pop. Contudo, além do evento em si, um grande e esperado momento é o que o antecede: o tapete vermelho. Nele, temos o primeiro contato com as celebridades que farão parte da premiação e, também, o primeiro contato com seus looks. Dessa forma, muitos usam roupas polêmicas e marcantes. Confira, abaixo, os 7 looks que causaram polêmicas na época e até hoje são lembrados.


1. O vestido de carne da Lady Gaga no VMA

ree
Lady Gaga no Video Music Awards de 2010

Em 2010, Lady Gaga causou ao chegar no VMA usando um vestido feito totalmente de carne. Desenhado por Franc Fernandez e estilizado por Nicola Formichetti, a peça chocou, revoltou grupos de direitos dos animais e foi reconhecido como a melhor declaração de moda de 2010, pela revista Time. Recentemente, em uma entrevista à Oprah Winfrey para a revista Elle, Gaga revelou o verdadeiro significado do vestido:


"Bem, o vestido de carne, francamente, eu não acho que seria tão chocante para todos como foi. Mas só eu que penso assim. Eu tenho uma espécie de cérebro excêntrico, então, para mim, eu fiquei tipo, é claro que isso faz sentido. Fui ao evento com soldados que foram dispensados ​​do exército porque saíram do armário, ou foram descobertos, e para mim, se você está disposto a dar a sua vida por seu país, qual a importância da sua orientação sexual ou da sua identidade de gênero?", explicou. "Para mim, 'carne é carne' então essa era a intenção do vestido de carne. Para mim, isso não foi chocante; foi chocante para o mundo. E devo dizer que recentemente — depois de fazer Nasce uma Estrela, trabalhar com Bradley Cooper, e ganhar um Oscar — eu meio que me perguntei: 'Você tem uma missão muito maior nesta terra do que chocar as pessoas. Sua missão é dar às pessoas uma forma de amor através de sua arte.'"

2. O vestido Versace verde de Jennifer Lopez que inventou o Google Imagens

ree
Jennifer Lopez no Grammy Awards de 2000

Se, hoje, possuímos um recurso de busca de imagens do Google é graças a esse vestido de Jennifer Lopez, usado na 42ª cerimônia do Grammy Awards, no ano 2000. Em entrevista ao site Project Syndicate, o presidente da empresa, Eric Schmidt, falou um pouco mais sobre o caso:


"As pessoas queriam mais do que apenas texto. Isso ficou claro pela primeira vez após o Grammy Awards 2000, ocasião em que Jennifer Lopez usava um vestido verde que, bem, chamou a atenção do mundo", contou. "Naquela época, o vestido foi o termo mais buscado que nós tínhamos registrado. Mas nós não tínhamos nenhuma forma infalível de entregar aos usuários exatamente o que eles queriam: Jennifer Lopez usando aquele vestido. Daí nasceu o Google Imagens."

No último mês de setembro, Lopez participou do desfile de 2020 da Versace na Semana da Moda de Milão e usou uma versão recriada do look, resultado de uma parceria entre a marca e o Google.

ree
Jennifer Lopez desfila pela Versace em 2019

3. O conjunto jeans de Britney Spears e Justin Timberlake no AMA

ree
Britney Spears e Justin Timberlake no American Music Awards de 2001

Ah, o amor e seus feitos! Quando ainda eram um casal, lá em 2001, Britney Spears e Justin Timberlake aparecendo combinando peças jeans no American Music Awards. Em entrevista à Grazia, Britney revelou mais detalhes sobre a história do look:


"Foi ideia minha. Eu adoro jeans e espartilhos e é isso que eu pedi para minha estilista criar. Como brincadeira, nós demos a Justin uma jaqueta jeans e, honestamente, achamos que ele nunca a usaria. Mas ele usou e ficou na história", relembrou a cantora. "Além do fato de que estávamos combinando, eu acho que chamou a atenção porque era diferente. Eu também estava usando um monte de diamantes e acho que o lado casual do jeans, juntamente com um monte de jóias, fez a roupa toda muito legal."

O conjunto produzido com o tecido que era febre na época tornou-se um ícone, levando outras celebridades, como Katy Perry, a recriá-lo.

ree
Katy Perry recria conjunto jeans no VMA de 2014

4. O vestido de pizza/omelete da Rihanna no MET Gala

ree
Rihanna no MET Gala de 2015

Em 2015, o tema do aguardado MET Gala foi “China: Através do Espelho” e Rihanna surpreendeu com um longo vestido amarelo e detalhes dourados da estilista Guo Pei. A peça tornou-se um meme na internet por lembrar uma pizza ou um omelete. Sendo uma das poucas celebridades a vestir um designer chinês no evento, a cantora declarou à Vanity Fair:


"Estou tão apaixonada por este vestido, mas o trem é louco! Eu realmente não posso andar sem ajuda, mas vale a pena. Eu amo tanto esse vestido! É alta costura chinesa e é feita por Guo Pei. É feito à mão por uma chinesa e levou dois anos para fazer. Eu achei online.", contou. "Eu estava pesquisando costura chinesa na Internet e encontrei."

5. O vestido de cisne de Björk no Oscar

ree
Björk no Oscar de 2001

Em 2001, Björk causou ao chegar à 73ª cerimônia do Oscar com uma peça do estilista inglês Marjan Pejovski: um vestido de cisne. A cantora islandesa concorria ao Oscar de "Melhor Canção Original" com a música "I've Seen It All", do filme "Dançando no Escuro". Após receber diversas críticas da mídia, Björk respondeu:


"É apenas um vestido", declarou. "Eu realmente não sei por que sou obcecada por cisnes, mas como eu disse, tudo sobre o meu novo álbum é sobre inverno e eles são um tipo de pássaro de inverno branco. Obviamente, muito romântico, sendo monogâmica. É uma daquelas coisas que talvez eu esteja demais no meio para descrever. Quando você está obcecado com alguma coisa, pode explicar isso cinco anos depois, mas no momento você não sabe exatamente o porquê. No momento, os cisnes parecem representar muitas coisas."

Anos mais tarde, em 2014, o vestido voltou a ser notícia ao ser recriado por Valentino para a Semana de Moda de Alta-Costura.

ree
Versão de Valentino para a Semana de Moda de Alta-Costura 2014

6. O corselet Givenchy da Madonna no Grammy

ree
Madonna no Grammy Awards de 2015

Sendo uma das atrações mais aguardadas do 57º Grammy Awards, em 2015, Madonna chegou ao tapete vermelho com um look ousado. O corselet Givenchy trouxe um ar "toureiro" com seu chapéu, ombreiras e franjas, com toques de transparência e renda. A cantora ousou, ainda mais, ao levantar a curta saia do vestido, deixando à mostra o bumbum e uma calcinha fio dental. Andy Lecompte, cabeleireiro da cantora, explicou a intenção do visual:


"A inspiração foi tirada dos toureiros matadores, com um toque romântico.", explica. "Esta foi uma verdadeira interpretação da Madonna de um matador romântico, vivendo por amor."

7. O vestido "molhado" da Kim Kardashian no MET Gala

ree
Kim Kardashian no MET Gala de 2019

Para fechar a lista, o look mais recente: o vestido "molhado" da Kim Kardashian. O tema do MET Gala deste ano foi a estética "Camp" e a Kardashian surpreendeu ao surgir com um vestido de silicone, da grife francesa Thierry Mugler. Porém, o que mais chamou a atenção de todos foi a cintura super fina da empresária. Muitas especulações foram feitas e, mais tarde, Kim entregou o segredo: um espartilho. Foram necessários 3 assistentes para amarrar a peça, que a impossibilitava até mesmo de sentar:


"Então, Anna, se eu não sentar para o jantar, você sabe o motivo. Eu vou andar pelas mesas, me enturmando, conversando, mas eu não consigo sentar. Eu só consigo sentar pela metade."

Esse foi o recado de Kim para Anna Wintour, editora-chefe da Vogue America e responsável pelo MET Gala, durante vídeo da Vogue que mostrou o processo do look.


E, então, qual é o seu look preferido? Acha que faltou algum? Conta pra gente!

Comments


  • Ícone do SoundCloud Branco
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Youtube Branco
bottom of page